Oscilações físicas e de humor, irregularidades menstruais, ondas de calor, queda da libido, distúrbios do sono… Esses entre outros sintomas desagradáveis fazem parte da lista de desconfortos pelos quais alguém na menopausa pode passar. Felizmente, como alternativa, a terapia de reposição hormonal (TRH) pode amenizar os efeitos do período e garantir maior qualidade de vida às mulheres.
A menopausa significa “o último período” e marca o fim da menstruação na vida da mulher, ela ocorre quando o corpo deixa de ovular e os ovários não produzem mais estrogênio (um dos hormônios sexuais femininos). É um evento natural que marca o fim dos anos reprodutivos.
Leia também: Distúrbios hormonais antes da menopausa
Os sintomas e mudanças físicos gerados por esse processo podem ser gerenciados de várias maneiras, incluindo mudanças no estilo de vida, como alimentação mais saudável e prática regular de exercícios físicos e através terapia de reposição hormonal. Além disso sabe-se do efeito positivo do controle do estresse, saúde intestinal preservada e sono reparador.
Mas afinal, o que é a TRH?
O que é a Terapia de Reposição Hormonal
A Terapia de Reposição Hormonal veio para mostrar à mulher que essa fase não precisa ser difícil ou dolorosa. Caso não haja contraindicação – como histórico de câncer de mama, doença cardíaca coronária instável e outras –, ela ainda se torna fundamental para ter redução de riscos e melhora da qualidade de vida.
Trata-se de um recurso terapêutico que repõe os hormônios produzidos pelos folículos ovarianos que diminuem ao longo do tempo no organismo feminino.
Ele é feito através de uma via de administração hormonal, na qual devemos individualizar, ou seja, levar em conta as características e necessidades de cada mulher. Afinal, cada corpo é um corpo, e nesse processo deve-se analisar:
- Humor;
- Qualidade do sono;
- Saúde intestinal;
- Porte físico;
- Alimentação;
- Imunidade íntegra;
- Inflamações e outros.
Para redução das doses e efeitos colaterais, o médico avaliará qual a via mais adequada, sendo hoje as mais seguras a transdérmica e subcutânea. Mas temos ainda a via oral de reposição hormonal.
Quais os benefícios da TRH?
Os sintomas que podem ser aliviados pela Terapia de Reposição Hormonal incluem:
- Alívio dos sinais e sintomas da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, quedas de cabelo, cansaço excessivo, diminuição da libido e alterações do humor;
- Prevenção a perda óssea e a ocorrência da osteoporose;
- Reduz o risco de desenvolvimento da diabetes;
- Melhora no perfil lipídico, ou seja, os níveis do colesterol e triglicerídeos circulantes;
- Aumento da lubrificação vaginal;
- Melhor fluxo de sangue;
- Diminuição das infecções vaginais e da bexiga;
- Auxílio no tratamento da incontinência urinária.
Para quem a Terapia Hormonal é indicada?
O período da menopausa faz parte do ciclo de vida da mulher. É natural, transitório e não pode ser evitado. Sendo assim, não existe remédio para impedir esse acontecimento.
No entanto, o acompanhamento ginecológico é essencial, principalmente para mulheres que sentem os sintomas com mais intensidade, sendo recomendada a reposição hormonal.
A terapia de reposição hormonal deve ser avaliada para as pacientes assintomáticas como prevenção e melhora da qualidade de vida futura caso não haja contraindicações.
A orientação para todas as mulheres que chegam à menopausa e querem prevenção e manutenção da saúde feminina durante essa fase é manter um estilo de vida saudável, e esses hábitos devem ser mantidos durante e após o tratamento de reposição hormonal.
Converse com seu médico
Antes de iniciar a reposição hormonal, é fundamental realizar os todos os exames indicados pelo ginecologista, que irá analisar a concentração dos hormônios circulantes, a saúde dos ossos, das mamas e do aparelho reprodutor e cardiovascular.
Além disso, serão considerados também fatores como: idade, histórico familiar, histórico médico pessoal e a gravidade dos sintomas da menopausa. Dessa forma, será possível chegar a uma decisão que seja melhor para cada pessoa.
Ginecologia Integrativa
A Ginecologia Integrativa é uma medicina integrativa realizada por um profissional especializado na saúde da mulher.
Os cuidados durante as consultas envolvem a promoção da saúde e prevenção de doenças. Paciente e médicos são parceiros no tratamento e discutem as possibilidades, benefícios e contraindicações, gerando na mulher despertar de autoconhecimento, auto responsabilidade e desejo de mudança para criar metas de saúde.
Verifique essa possibilidade com a Dra. Caticilene Botelho, marque seu horário através do botão do WhatsApp.
Dra. Caticilene Botelho – CRMRS: 28416 RQE: 22214
Ginecologia Regenerativa
Ginecologia Integrativa