Como ginecologista, muitas vezes sou questionada sobre o uso de DIU como método contraceptivo. O DIU, ou Dispositivo Intrauterino, é um método altamente eficaz e conveniente, pois pode durar vários anos sem exigir atenção diária, mas com acompanhamento médico. Há vários tipos de DIU disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e vantagens. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um deles.
Conheça os diferentes tipos e escolha o mais adequado para você
O DIU, ou Dispositivo Intrauterino, é um método contraceptivo que consiste em um pequeno dispositivo de plástico ou metal que é inserido no útero. Ele é altamente eficaz na prevenção da gravidez e tem a vantagem de não exigir que a pessoa se lembre de usar um método contraceptivo todos os dias. Existem diferentes tipos de DIU disponíveis, e cada um deles tem suas próprias características e vantagens.
DIU de cobre
- O DIU de cobre é um dos tipos mais comuns de DIU. Ele é feito de plástico e revestido com fio de cobre. O cobre é tóxico para os espermatozóides, o que impede a fertilização do óvulo e atua na mudança do muco cervical. O DIU de cobre é altamente eficaz e pode durar de 5 a 10 anos. Ele também é uma boa opção para pessoas que preferem não usar hormônios e manter sua fisiologia natural. No entanto, pode causar aumento no fluxo menstrual e cólicas menstruais em algumas pessoas.
DIU hormonal
- O DIU hormonal é revestido com um hormônio chamado levonorgestrel, que é liberado gradualmente no útero. Esse hormônio ajuda a engrossar o muco cervical, o que dificulta a passagem dos espermatozóides. O DIU hormonal também pode inibir a ovulação em algumas pessoas. Ele pode durar de 5 anos e tem a vantagem de reduzir a intensidade e duração da menstruação.No entanto, algumas pessoas podem ter efeitos colaterais hormonais, como acne ou alterações de humor.
A diferença entre os DIUs hormonais Mirena e Kyleena está no tamanho deles e quantidade de hormônio que cada DIU libera no útero. O Mirena é um pouco maior e libera 3x mais hormônios, mas essa diferença não afeta na eficácia do método contraceptivo.
DIU de prata
- O DIU de prata é um tipo menos comum de DIU, que é revestido com prata em vez de cobre. A prata é tóxica para os espermatozóides, impedindo a fertilização do óvulo e reduz a fragmentação do cobre isoladamente, reduzindo teoricamente o fluxo e cólica. Ele pode durar de 3 a 5 anos e pode ser uma boa opção para pessoas que têm reações adversas ao cobre.
Procure sempre a opinião do médico ginecologista
É importante lembrar que todos os tipos de DIU requerem a colocação por um profissional treinado e licenciado, e que há riscos associados a qualquer procedimento médico. É sempre importante conversar com um profissional de saúde sobre suas opções contraceptivas e escolher a opção que melhor se adapte às suas necessidades e estilo de vida.
Se você quer saber mais, pode chamar no WhatsApp.
Dra. Caticilene Botelho – CRMRS: 28416 RQE: 22214
Ginecologia Regenerativa
Ginecologia Integrativa