Você acredita que consumir álcool em pequenas quantidades pode ser benéfico para a saúde ou, pelo menos, inofensivo?
Embora muitas pessoas acreditem que o consumo de bebidas alcoólicas em pequenas doses não faz mal à saúde, é importante esclarecer que essa ideia é um mito. Não existe uma “dose segura” para o consumo de álcool. Ele não só pode trazer prejuízos à saúde como também agravar diversos sintomas associados à menopausa.
Durante o climatério e a menopausa, o consumo de bebidas alcoólicas pode intensificar sintomas como as incômodas ondas de calor e os distúrbios do sono.
Além disso, o álcool está associado a um aumento do risco de diversas doenças, que já possuem maior prevalência nessa fase devido às alterações hormonais.
Embora existam vinhos com resveratrol – uma substância com potenciais benefícios antioxidantes e anti inflamatórios –, o álcool e a industrialização do processo prejudicam o benefício do alimento in natura. E, mesmo essas bebidas devem ser consumidas com extrema moderação, e seu consumo não elimina os possíveis riscos associados ao álcool.
Para uma vida saudável e com mais qualidade, minha recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, hidratação, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente. Esses hábitos são essenciais para minimizar os impactos dos sintomas da menopausa e promover a saúde integral da mulher.