POST DO BLOG

Álcool: o maior vilão da menopausa?

Álcool: o maior vilão da menopausa?

Você acredita que consumir álcool em pequenas quantidades pode ser benéfico para a saúde ou, pelo menos, inofensivo?

Embora muitas pessoas acreditem que o consumo de bebidas alcoólicas em pequenas doses não faz mal à saúde, é importante esclarecer que essa ideia é um mito. Não existe uma “dose segura” para o consumo de álcool. Ele não só pode trazer prejuízos à saúde como também agravar diversos sintomas associados à menopausa.

Durante o climatério e a menopausa, o consumo de bebidas alcoólicas pode intensificar sintomas como as incômodas ondas de calor e os distúrbios do sono. 

Além disso, o álcool está associado a um aumento do risco de diversas doenças, que já possuem maior prevalência nessa fase devido às alterações hormonais.

Embora existam vinhos com resveratrol – uma substância com potenciais benefícios antioxidantes e anti inflamatórios –, o álcool e a industrialização do processo prejudicam o benefício do alimento in natura. E, mesmo essas bebidas devem ser consumidas com extrema moderação, e seu consumo não elimina os possíveis riscos associados ao álcool.

Para uma vida saudável e com mais qualidade, minha recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, hidratação, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente. Esses hábitos são essenciais para minimizar os impactos dos sintomas da menopausa e promover a saúde integral da mulher.

COMPARTILHE AGORA:
BLOG

Veja também outros artigos:

Composição corporal na menopausa: Por que perder músculo é mais perigoso do que ganhar peso

Composição corporal na menopausa: Por que perder músculo é mais perigoso do que ganhar peso

Quando se fala em menopausa, muitas mulheres logo pensam no ganho de peso. Mas a balança, sozinha, não conta toda a história. O que realmente importa é a composição corporal, ou seja, a proporção entre…

O cérebro também passa pela menopausa

O cérebro também passa pela menopausa

O cérebro também passa pela menopausa Muito se fala das ondas de calor, da pele, dos ossos… Mas o cérebro também é um dos órgãos mais impactados pela queda dos hormônios femininos, especialmente do estrogênio.…

Corpo em desequilíbrio: O papel da alimentação na saúde da mulher madura

Corpo em desequilíbrio: O papel da alimentação na saúde da mulher madura

Com o avanço da idade, o corpo da mulher passa por transformações que envolvem muito mais do que o fim do ciclo menstrual. Alterações no metabolismo, na composição corporal, no sono, no humor e até…

Quer tirar uma dúvida comigo?

Clique no botão abaixo e fale comigo agora mesmo via WhatsApp!

Dra. Caticilene Botelho
Ginecologista | CRM/RS 28416

Importantes

Contatos

Localização

Copyright © 2024 Dra. Caticilene Botelho | Otimizado por LD Assessoria